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  O corpo e o sagrado

   
 

 

 

   
 

UNICAMP, Campinas
03  de dezembro de 2003

 

O projeto Corpo Re estruturou-se na disciplina Dança: O corpo e o sagrado, com a professora Regina Müller, na UNICAMP. Fiz a proposta para que todos os alunos da disciplina participassem e a performance realizou-se a partir de um roteiro de ações. Esta performance deu forma ao trabalho.

Foi a partir desta disciplina que idealizei o trabalho, porém acabei aplicando parte da proposta primeiro para a disciplina de Cohen. Foram sucessões de acontecimentos que possibilitaram este tipo de movimentação, conjunturas de datas e encontros. Este caminho percorrido na construção do trabalho permitiu uma experimentação coletiva na Ação 1, o que resultou em amadurecimento da idéia a partir do confronto entre a experiência, os resultados esperados e o amadurecimento da proposta para a Ação 2.

Na disciplina de Regina, pude aplicar a idéia em sua totalidade, acrescida da primeira experiência. Vários fatores estão agregados a esta performance, incluindo toda a carga de emoções que envolveram a morte de Renato Cohen. Um momento único, de resgate de vida após a morte, metáfora aplicada à minha condição, de quem havia acabado de voltar de um confronto terrível com a doença, portanto, um confronto com a morte iminente,  a disciplina de Renato, outro momento único, e a sua subseqüente morte, tudo provocou a produção do trabalho.

Com Renato tive apenas um encontro, um momento muito esperado e  breve. Fiz a matrícula em sua disciplina ainda no processo da minha doença esperando logo voltar. Queria muito conhecer Cohen, mas somente no final do semestre pude voltar à disciplina. Eu me sentia voltando à tona, confusa, tentando me inteirar e integrar ao ritmo do dia-a-dia, mas com a experiência viva do sofrimento e da morte presentes ainda nas lembranças e medos dentro de mim. A manhã daquela aula, foi muito produtiva, pudemos organizar o meu encaixe em um grupo já formado, discutir sobre o trabalho, ouvir algumas considerações e assistir a algumas performances de alunos, com considerações de Renato e do grupo todo no final das ações. No dia seguinte, ele ainda encaminhou a todos os alunos, textos para as preparações dos trabalhos. Aquela foi uma experiência única que deu uma dimensão à experiência da vida e da arte. A vida pulsava ali.

Assim, quando propus a ação performática na disciplina de Regina, a performance havia tomado outras proporções e entendimentos. A ação foi intensa, cheia de significados e aconteceu plenamente. Todos os participantes compartilharam deste momento e destas emoções que atingiram a todos. Um momento de transcendência, um ritual, rastros de nossa passagem efêmera pela vida.

Da ação resultou, como registro, um lençol impresso no qual se vê a imagem de um corpo de frente e um corpo de costas, além de registros em vídeo e fotografias. Após a ação, Regina sugeriu um banho coletivo.Todos se ajudaram a esfregar os corpos para a retirada da tinta. Depois do banho, realizamos um debate sobre a ação e seus resultados.